sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


Na longa mas divertida apresentação da “Antologia do Humor Português” (1969-2009) alguém – quase juro que Pedro Mexia – informou que tinha com ele, na altura, uma outra antologia. E mostra o livro de Rendeiro, banqueiro cuja desgraça se deverá muito às arterites da “mão invisível” de Adam Smith. Sim, que, se temos dores e estados de alma, não é de espantar que o mesmo possa acontecer com uma mão… invisível.
E a capa do livro de Rendeiro – fotografada à socapa numa Bertrand – é mesmo um exemplo de humor, negro para alguns.
Porque é a história de um vencedor que vence perdendo e, sobretudo, fazendo perder muitos e muito. Sabe-se lá quanto.
Quem queira entrar neste desporto – apenas no jogo das damas conhecia a versão “perdes-ganhas” – tem ao seu alcance a revelação de 10 segredos que lhe explicarão como investir com a segurança de… poder perder.
Recordando: o livro foi apresentado com pompa e circunstância quanto o BPP de Rendeiro já estava afundado. Corajoso, Rendeiro manteve a apresentação há tempos agendada. Mas desconfio que não descansará enquanto não descobrir quem é o ortopedista ou o fisiatra ou o fisioterapeuta de Adam Smith. Bastaria que tivessem aguentado um pouco mais, e seria um momento de glória. Mas perder-se-ia um pretexto para fazer humor. Do mal, o menos, embora o menos valha muitos milhões.
Fotos amp

Sem comentários: