sábado, 21 de dezembro de 2013

O sócio 626 da SEDES

As cautelas na admissão de sócios pelos órgãos da SEDES eram muitas e compreensíveis. A criação da associação fora permitida contra a vontade dos duros do regime, pelo que todo o cuidado era pouco.
Por isso, quando batemos à porta para entrar para sócios, tivemos que confessar ao que íamos a João Salgueiro e a Magalhães Mota. E passámos no exame.
Pouco depois, no âmbito do mais participado projeto da SEDES antes do 25 de Abril – Portugal para Onde Vais? – integrámos um grupo coordenado por Rui Lopo Mendonça, à volta do cenário “Um outro Socialismo”. E por lá estivemos: eu, o Carlos Alberto Simões, o José Manuel Oliveira Antunes, o José António da Costa Manso, o Rui Branco Delgado, a Isabel Guerra Madaleno… juntamente com outros associados, em reuniões que, segundo o livro “SEDES dossier 73/75”, decorreram entre Outubro de 1973 e princípios de Fevereiro de 1974.
Como estava determinado, os grupos apresentaram um relatório sobre as discussões havidas e as conclusões a que tinham chegado. Seguiu-se uma segunda fase para elaboração das sínteses dos relatórios dos grupos e que serviriam, depois de discutidas, à redação de um relatório final que não chegou a ser submetido à aprovação dos sócios por entretanto ter acontecido o 25 de Abril.
Ficámos por lá um pouco mais, até nos metermos noutra: a revista MANIFESTO, certamente a mais longa e interessante aventura em grupo dos nossos vinte a tal anos de idade.
 

1 comentário:

lino disse...

Boas Festas!
Um abraço grande