quinta-feira, 24 de maio de 2012

A política do non sense


“Beppe Grillo será um humorista talentoso, um blogger criativo, mas é altamente improvável que da sua intervenção política possa resultar seja o que for de verdadeiramente útil e inteligente. O que não quer dizer que esta nova realidade não deva ser objecto de uma reflexão profunda.
A ascenção destes movimentos a crise profunda da dimensão política enquanto espaço de confrontação de projectos alternativos. Quando na disputa partidária tradicional não parece haver lugar para a divergência, é natural que os eleitores busquem formas de representação alternativas independentemente da clarividência e viabilidade dos projectos que se propõem apoiar. Entre o desespero e o cinismo, a escolha revela-se muito limitada.
Precisamos, por isso, em toda a Europa de reconstituir um campo de discussão política alicerçado num confronto claro entre projectos distintos providos de igual legitimidade e idêntica expectativa de exequibilidade prática. Se ao relativo esgotamento dos grandes sujeitos sociais tradicionais acrescentarmos a diluição de identidades filosófico-políticas clássicas, estaremos a abrir caminho ao triunfo da irracionalidade que se apresentará com máscaras populistas diversas. E, neste caso, a opção pelo humor é, apesar de tudo, preferível a qualquer outra. No riso, há sempre um tributo à liberdade e à inteligência. Beppe Grillo será sempre preferível a qualquer Marie Le Pen. Na vida política, o sarcasmo é sempre mais apetecível que o fanatismo.”
Extrato da crónica de Francisco Assis no PÚBLICO de 24-05-2012.
O movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo conquistou 4 câmaras nas eleições municipais italianas, entre as quais a de Parma.
O movimento não tem sede, os seus membros não vão à televisão, utilizando as redes sociais para passar a sua mensagem, e tem como um dos seus mais afirmados objetivos pugnar pela democracia direta.
Sondagem recente dá ao movimento 18,5% dos votos nas legislativas – a segunda posição - se estas se realizassem esta semana.
Na sua crónica Francisco Assis aponta as razões da génese deste tipo de fenómenos e previne. Este sustenta-se num comediante. Por agora?

Sem comentários: