quarta-feira, 26 de maio de 2010

OS CHICOS-ESPERTOS DA SAÚDE…

A Ministra da Saúde quer que na receita médica se informe quanto é que o doente pouparia na opção por medicamento mais barato, com a mesma molécula.

E quem não está de acordo? Os médicos e os farmacêuticos.

Os primeiros justificarão a sua discordância com as tretas do costume: a sua autonomia, o princípio da bioequivalência e coisas assim, estilo xaropadas para a tosse. Não pensemos noutras motivações porque estamos perante gente muito séria. Que raramente se ri, a não ser nas costas dos doentes.

As farmácias – que muitas vezes fazem questão de não terem os fármacos mais baratos, para impingirem os mais caros – entendem que tal medida é geradora de conflitualidade entre doentes e médicos. Como se a gente não soubesse que auferem uma margem fixada em percentagem do preço dos medicamentos que vendem, e que 20% de 10 é 2 e os mesmos 20% de 50 é 10.

Quem se lixa? O paciente, o contribuinte que, muitas vezes, coincidem na mesma pessoa.

1 comentário:

MFerrer disse...

Meu Caro,
Este País ainda não percebeu, melhor, as corporações deste País ainda não perceberam que estão a mandar vir um salvador populista que resolva ir à TV anunciar medidas populistas contra umas quantas corpporações e a apelar que a populaça as faça cumprir...
Andam a "brincar com coisas séias", como lhes anunciou Sócrates há dias.
Os nossos inimigos externos - porque sempre os tivemos! - sfregam as mãos de contentes contais imbecilidades.
Cumps.