segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Celta do Álvaro dos Pastéis de Nata


O Celta é o comboio que faz Porto-Vigo sem parar, sempre a andar. Melhor: é obrigado a parar porque circula em via única sendo, por isso, obrigado a parar nalgumas estações, para dar passagem aos comboios  que circulem em sentido contrário. Só que não é permitido receber ou largar passageiros. E qual a razão? Porque assim quis, contra a opinião e os interesses da CP, o então ministro Álvaro Santos Pereira e, claro, o governo que integrava e que é o mesmo que continua a tolerar a situação.
Agora, passados 9 meses, um comboio com capacidade para 230 pessoas circula com uma média de 26 passageiros por viagem, acumulando prejuízos superiores aos de outras linhas que foram encerradas pelo mesmo governo com o pretexto de não serem rentáveis. Mas, apesar disso, insiste-se em não permitir que o comboio sirva localidades como Viana do Castelo, Darque, Caminha, Valença, onde é obrigado a parar.
Contas feitas por defeito pelo jornal PÚBLICO – porque a CP recusa divulgar os resultados – esta linha terá um défice mínimo de 1,2 milhões de euros até agora.
Despesismo? Má gestão? Falta de jeito? Coisa nenhuma. Esta canalha seria sempre incapaz de reconhecer tal.

1 comentário:

lino disse...

São uns artistas. Poupar é com eles!
Abraço