sábado, 2 de fevereiro de 2013

Banca patriótica, diz o tonto.

No decurso do debate quinzenal de hoje na AR, o merecidamente mal-amado PM referiu como patriótica a compra, por parte da banca nacional, de títulos da dívida portuguesa, o que me leva a concluir que isso de patriótico já teve dias muito melhores.
De facto…
Não tenho por patriota quem especula com a dívida soberana e, se ofende o verbo especular, pelo menos que se saiba que a banca compra dívida com dinheiro dos depositantes e, nos dias de hoje, com dinheiro emprestado pelo BCE, um e outro conseguidos a preço de saldo.
 
Patriota é quem, subscrevendo certificados de aforro, empresta ao Estado com taxas bem abaixo daquelas que a banca paga aos depositantes. Aliás, o governo é conivente com a banca nesta sacanice: porque paga mal aos aforradores, muitos destes acabam por optar pelos depósitos bancários que, depois, são usados para compra de dívida pública a taxas bem mais elevadas do que as que pagaria se privilegiasse os certificados de aforro.
Mas voltando ao patriotismo. A banca nacional é hoje, na sua grande maioria, detida por capitais estrangeiros, apesar da visibilidade de portugueses como Ulrich, Ricardo Salgado e outros, meros paus mandados dos... mercados que representam. Ora, se é questionável que estes sejam mais patriotas que aqueles que aguentam a fatura do desgoverno, muito menos o são ainda os acionistas estrangeiros para quem a compra de dívida pública é um negócio de garantido rendimento. E apenas nesse sentido se interessam por Portugal porque o capital não tem alma ou sentimentos.
Mas Passos é isto: um bronco que não mede o que diz e que até será bem capaz de propor ao senhor de Belém que vá pensando umas comendas a jeito para esta tropa fandanga da banca.

Sem comentários: