sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Leituras em dia: "O Sistema Periódico" de Primo Levi


Um conjunto de 21 contos, cada um com o nome de um elemento da tabela periódica de Medeleev, com muito de autobiográfico, inspirados na sua formação e atividade de químico, dos tempos de chumbo do fascismo ao pós-guerra. Mas não se trata da sua autobiografia.
Uma atividade retratada de forma muito simples, à altura da modéstia de Primo Levi. Mas que levou a Royal Institution of Great Britain a considerar esta obra como o melhor livro sobre a ciência alguma vez publicado.

“Disse-lhe que andava à procura de histórias, minhas e de outros, que queria inseri-las num livro para ver se conseguia canalizar os leigos para o sabor forte e margo da nossa profissão que é, assim, um caso particular, uma versão mais destemida da profissão de viver. (…) mas que, neste livro, descuraria deliberadamente a grande química, a química triunfante das fundações colossais e das alterações vertiginosas, pois é obra coletiva e por isso anónima. Interessavam-me mais as histórias da química solitária, inerme e apeada, à medida do homem, que com poucas exceções foi a minha: mas foi também a química dos fundadores que não trabalhavam em equipa mas isoladamente, no meio da indiferença do seu tempo, a maioria sem retribuição, e defrontavam a matéria sem ajudas, com o cérebro e as mãos, com a razão e a imaginação.”

Sem comentários: