terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Portugal (ainda) não é Grécia.

As condições acordadas para a Grécia não podem ser aplicadas a Portugal porque Portugal (ainda) não é a Grécia. Quando Portugal for a Grécia, então teremos as condições da Grécia.
E estamos no bom caminho para isso. Aliás, não nos serem agora permitidas as condições da Grécia, nomeadamente quanto a juros, comissões e maturidades, é isso mesmo: alcançar rapidamente a situação em que se encontra a Grécia. Nessa altura, o PM e o ministro das Finanças exultarão, triunfantes, e declararão: como vos dizíamos, nos teríamos as condições da Grécia quando fossemos como a Grécia e, felizmente, já somos.
No meio disto, para lá da incompetência, temos a desfaçatez de Gaspar quando afirma  que as declarações de Juncker, do PM e dele próprio – que Portugal aproveitaria das condições da Grécia – “foram descontextualizadas de forma pouco cuidada”. Pelos vistos, diferente seria se a descontextualização fosse bem cuidada. Parece que nem as baixas rotações lhe permitem um discurso mais escorreito.
Já Juncker foi mais original: não percebeu a pergunta feita “num canto escuro” e “em condições desconfortáveis”, quando o que interessa é que, respondendo, declarou que Portugal poderia aproveitar as condições da Grécia. Claro que todos se esqueceram de, antes de se pronunciarem, perguntarem o que autorizava a Dona Merkel, através do seu ministro das Finanças. E este decidiu, puxando as orelhas a todos os paus mandados. Que não merecem outra coisa.

Sem comentários: