quinta-feira, 28 de março de 2013

De novo a Dona Bonifácia...


 

“Eis senão quando encontrei anteontem João Soares no ecrã da SIC-Notícias, como tantas vezes acontece. E vi-o, jubilante (o termo não é excessivo), agradecer ao Partido Comunista Português a ordem que tem presidido às manifestações de protesto em Portugal. Disse-nos que lhe devíamos estar gratos, e atribuiu esta postura cordata, “responsável”, ao “patriotismo” do PCP. Num ápice, desapareceram – esqueceram-se – os pelo menos 14 milhões de pessoas que o nazismo e o estalinismo, em partes praticamente iguais, em meados do séc. XX assassinaram no que Timothy Snyder – um historiador brilhante e respeitado, chamou os Bloodlands – onde fica hoje em dia a Ucrânia, a Bielorrússia, a Polónia, a Rússia ocidental e a costa báltica oriental.(…)
Caro dr. João Soares: puxe pela memória de tudo quanto sabe dos regimes e dos partidos soviéticos…”
M. Fátima Bonifácio, Historiadora, in PÚBLICO de 27-03-2013
E basta isto que para referir a longa bicada a João Soares, pois longo é o texto. Para isso contribui a necessidade de um pouco de erudição na referência aos Bloodlands e a um “historiador brilhante e respeitado”, que a D Bonifácia nunca faz as coisas por menos.
A senhora poderia ser uma mera cronista, com direito aos preconceitos e falta de jeito que entendesse. Mas quando se apresenta como historiadora, curial seria que puxasse por um pouco mais de exigência na seriedade dos argumentos. Mas acho não vale a pena esperar por melhor. O PCP vai ter que responder pelos milhões de assassinatos que refere e João Soares por ser seu cúmplice.

Porca miséria.
 

Sem comentários: