domingo, 2 de junho de 2013

Feira do Livro - Os pequenos tesouros

A Feira do Livro satisfaz muitos anseios, todos estimáveis. Eu tenho os meus: poder visitar os stands de algumas das editoras independentes, ainda não absorvidas, por exemplo, pela Leya e pela Porto Editora, e isto quanto a editoras que designo por editoras de catálogo, quando o catálogo é uma espécie de seleção entre o que há de melhor. Há diversas, em geral quase ostracizadas nas superfícies comerciais que exibem livros como é o caso da Bertrand, FNAC e agora tb o Continente, superfícies para as quais os livros são artigos a expor, para isso utilizando os truques igualmente usados para a promoção de champôs, massas, detergentes e coisas assim. Tais truques, pelo que custam, estão ao alcance das grandes editoras, mas não ao alcance das editoras independentes e daí a importância de eventos com a Feira do Livro.
Uma destas editoras é a Relógio d’Água, que edita Clarice Lispector, Joyce, Dalton Trevisan, Nabokov, Virgínia Woolf, F. Scott Fitzgerald, Jack Kerouac, Boris Vian, Hélia Correia, Pirandello, Sylvia Plath, Hannah Arendt… eu sei lá.
Depois há aquelas caixinhas de saldos, a partir de 3.50€, donde este ano recolhi: “O Turno” de Pirandello, “Instante” de Wistawa Szymborska, “Hannah Arendt e Martin Heidegger” de Elzbieta Ettinger, “Diego & Frida” de J. M. G. Le Clézio, “As Doze Figuras do Mundo e Outros Contos” de Jorge Luís Borges e Adolfo Bioy Casares, “Kyra Kyralina” de Panaït Istrati, “O Fim de Lizzie” de Ana Teresa Pereira, “Relações e Solidão” de Arthur Schnitzler, “Não há horas para nada” de Helena Vasconcelos, “Ana de Londres” e “Estranhos Casos de Amor” de Cristina Carvalho, “Sobre a Revolução” de Hannah Arendt… e ficaram lá muitos mais.
Fora dos saldos, mas ainda da Relógio d’Água, vieram “Contos Completos” de Lydia Davis, premiada com o Man Booker Prize International 2013, e “A Condição Humana” de Hannah Arendt.
Quase juro que, tirando o livro de Lydia Davis, por recente e de autora premiada este ano, nenhum dos outros conseguiria encontrar nas tais grandes superfícies.

Sem comentários: