segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Claudio Magris: Utopia, Desencanto e Ironia


“A literatura do desencanto não é a destruição do encanto, é a consciência melancólica mas necessária da realidade. Quando Dom Quixote fantasia numa coisa aquilo que ela não é, tem razão, contra Sancho Pança, porque as coisas não se reduzem à sua dimensão prática. O desencanto, que nos faz ver o mundo como é, torna verdadeira e não falsa a consciência da vida, que é uma consciência dolorosa, mas não retira o encanto. Creio fortemente na força criativa do desencanto. Mesmo politicamente, sinto o desencanto como positivo: se uma visão política do mundo pretende ter uma receita absoluta, naturalmente que é falsa. Moisés não tem ilusões e sabe que não alcançará a terra prometida, mas não desiste de caminhar para ela.”

“… basta pensar em Musil, que dizia que no nosso mundo pode suceder que um génio seja tomado por um imbecil, mas nunca um imbecil será visto como um génio. Ou a história da imperatriz Sissi que escrevia poemas que dizia ser o resultado de um contacto mediúnico com Heine. Um conselheiro imperial da corte comentou: vê-se bem que Heine, depois de morto, piorou imenso como poeta.”
Claudio Magris, vencedor do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do património cultural, de 2013, em entrevista ao ípslon / PÚBLICO.

Sem comentários: