terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Castilho também foi PISAdo…


... E não gostou. E, como ninguém lhe ganha a palma em desonestidade intelectual, também desta vez se não conteve, segundo a seguinte declaração ao Público de 11-12-2010: “São os governos que dizem à OCDE quais são as escolas que devem entrar neste estudo e eu não concordo com isso”.

Ora, na página ao lado o Público, onde Castilho debita com regularidade azedas xaropadas sobre a política da educação, à pergunta “Como foram seleccionados [os alunos]?” a resposta é a seguinte: “De maneira aleatória, por uma empresa paga pela OCDE. O Ministério da Educação forneceu uma base de dados com todas (sublinhado meu) as escolas do ensino básico e secundário, frequentadas por alunos de 15 anos”. E à pergunta “Como foram seleccionadas as escolas?” a resposta é “Mais uma vez, de uma forma aleatória, tendo em conta critérios de estratificação. Na amostra, estão representadas escolas grandes, pequenas, do litoral, do interior, públicas e privadas. A amostra tem que ser representativa da realidade do país”.

Mas Castilho, confessa, não é “” da OCDE. E tanto melhor para esta, digo eu. Porque nada como separar as águas. E Castilho fica bem melhor ao lado dos Guinotes, dos Crespos, dos Nogueiras, dos Bernardinos e outros que tais e a quem a história não reservará uma sílaba, menos ainda uma palavra.

Sem comentários: