terça-feira, 9 de outubro de 2012

Leituras em dia: "O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel" de Mário de Carvalho



Duas novelas com registo de natureza histórico, mas onde tudo é inventado, desde os locais às personagens, num ambiente de opereta onde, por isso, não faltam fardas e títulos, notários, taberneiros e gente de má vida, se é que existe má vida.
Numa intemporalidade que bem nos pode conduzir a qualquer época, mesmo a de agora, apesar de um varandim transformado em plateia, acessível na condição bilhete pago ou convite na mão, para assistir ao enforcamento de uns malvados anarquistas, a quem antes ocorreu dar cabo do grão-duque, e de uma insólita fugida para o mar da população de Carvangel na expectativa do embarque no nunca visto, mas sempre pressentido, navio Maria Speranza, com o fim que se advinha: de novo uns anarquistas ou aparentados a fazerem da fuga para o mar uma viagem sem regresso. Para parte alguma.
Mas, apesar do ambiente trágico, sempre a fina ironia de Mário de Carvalho, seja na descrição das situações relatadas, seja nas pinceladas que dá sobre os seus personagens, uma galeria de gozo e arrepio.

“Enquanto o casal se afastava, sempre com algum espalhafato, Rossélio observou com minúcia o interior de uma taberna que tinha à porta uma tabuleta com grosseiras letras de zarcão pintadas sobre fundo negro: A Verdadeira Perna de Pau.
No interior, em volta de bitáculas ou cabrestantes sem varas, sentavam-se fregueses que apoiavam nos joelhos ou nas cadeiras as pernas de pau de diversos feitios e tamanhos que um criado lhes servia, e bebiam pelo côncavo do encaixe. Dois jovens vieram cá para fora e sentaram-se, saboreando uma bebida esverdeada que reluzia na concavidade.
- De facto, não é mau – disse um deles. – Dá uns ares a rum. Mas ninguém me convence que estas pernas de pau tenham pertencido a autênticos piratas.
- Porque não? – respondeu o outro.
- Não há piratas suficientes. Mesmo que houve, nem todos têm perna de pau.
- Eis um argumento que, embora manifestamente engenhoso, não colhe, porque não considera as populações de Shandenoor, Ashitueba, Matrashoba, Kimdemóvia, Bao e Belterochstein, e a percentagem elevadíssima de piratas nessas áreas.
- Ainda assim.
Mas o taberneiro aparecia à porta e intervinha na discussão com tanto mais entusiasmo quanto adivinhava – sem sequer olhar para o notário – o disfarçado interesse de Rossélio pelo tema.
- É preciso não esquecer – disse – que o bei de Orballah propunha a cada pirata capturado uma alternativa: ou o corte de uma perna ou o corte da cabeça e, pelo menos setenta por cento, por qualquer razão, optava pela primeira hipótese.

Sem comentários: