sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fukushima e Carlos Fiolhais


Há meses, poucos, o físico Carlos Fiolhais surpreendeu-me com uma crónica no Público, crónica com que desvalorizava as consequências do acidente nuclear de Fukushima. Para ele não era nada, não se percebendo o alarme que levou outros países a colocar as barbas – as suas centrais - de molho, como foi o caso da Alemanha que pretende desativar todas as que tem e apostar nas energias renováveis. Julgo que Fiolhais não citava relatório que pudesse fundamentar o que escreveu, mas não havia ainda o relatório oficial.
Uns dias depois da crónica de Fiolhais soube-se que, quanto a Fukushima, e antes do tsunami, houve falsificação de relatórios sobre a sua segurança, assim se enganando o governo, as autoridades internacionais, a população. Porque, sabe-se, eram financeiramente pesadas as medidas a tomar para se poder garantir a segurança então possível e isso brigava com os interesses... dos acionistas.
Hoje é conhecido o relatório oficial baseado em 900 horas de entrevistas a mais de 1.100 pessoas, um documento de 641 páginas. Que arrasa os responsáveis pela gestão operacional da central e onde se escreve que a catástrofe de Fukushima é o resultado de um conluio entre o Governo, as agências de regulação e a Tepco [o operador da central], e de uma falta de gestão naquelas instâncias”. Foram ainda questionadas as convenções conformistas da cultura japonesa e a relutância em questionar as decisões ou ordens da autoridade.
O acidente de Fukushima - "desastre provocado pelo homem", segundo a comissão de inquérito -   é o acidente mais grave a seguir a Tchernobil. O Japão apenas tem a funcionar, hoje, um dos seus cinquentas reatores nucleares e quanto ao qual se admite poder haver, por debaixo dele, uma falha sísmica.
Veremos se Carlos Fiolhais volta ao assunto e como.

Sem comentários: