sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ras el hanout

Em cima: ras el hanout - em baixo: pormenor do bairro judeu de Mellah


Andámos bastas vezes entre os souks junto da Jemaa al-Fnaa e tudo nos levaria a crer, pelo menos a mim, ser a zona eleita para quem procura especiarias. Verdade que, salvo erro, nos ficámos por frutos secos e pelas refeições naquela imensidão de locais para dar ao dente, a par da observação dos grupos que animavam - sem que se entendesse o que se passava ou o que se dizia - a praça classificada com Património Oral e Imaterial da Humanidade.
Mas fomos ou passámos, nas voltas dadas, pelo bairro judeu de Mellah, a sul da Jemma al-Fnaa? Não tenho ideia disso. No entanto, dizem os entendidos que é o local ideal para quem procura as especiarias, particularmente a mistura ras el hanout e na qual entram: curcuma ou açafrão da terra, cardamomo, anis, cravinho, pimentas várias, noz-moscada, canela… até ao total de 35 especiarias, segundo a reportagem do Fugas / Público, mas podendo ser mais ou menos, todas moídas até se obter um pó de cor amarela e de cheiro intenso.
Uma maldade: diz-se que o ras el hanout é a salvação das mulheres que não sabem cozinhar. E também dos homens nas mesmas circunstâncias, acrescento eu. Como é a Bimby…

Sem comentários: