quarta-feira, 11 de julho de 2012

Leituras em dia: "Navegação Ponto por Ponto" de Gore Vidal


Gosto de livros de memórias e de diários. Que nos permitem experimentar as emoções com que outros viveram tempos e circunstâncias de que foram testemunhas privilegiadas, abordando acontecimentos que fizeram história, assim como episódios da vida dos seus protagonistas.
Claro que estaremos sempre perante uma visão muito pessoal, subjetiva, incompleta, muitas vezes sem a possibilidade de a ver contraditada, relatos imperfeitos ou incompletos.
Gore Vidal, pessoa de vida cheia, deveria proporcionar-nos o prazer de nos imaginarmos lá, nos tempos que viveu, junto das pessoas com quem conviveu, muitas delas monstros sagrados nas artes, nas letras, na política. Mas ficou aquém das minhas expectativas.
Depois, na versão portuguesa foi muito mal servido pela tradução ou revisão do texto. Um desastre quanto à arte de escrever português, e não só. De facto, não lembra ao diabo designar o Concílio Ecuménico Vaticano II por “Segundo Conselho do Vaticano” ou as guerras preventivas de Bush por guerras de “preempção”. Não havia necessidade.
Vou agora passar a “Os Anéis de Saturno” de W. G. Sebald.

Sem comentários: