quinta-feira, 12 de julho de 2012

W.G. Sebald em Avigon - Arenques em Scheveningen


Uma mera coincidência: o livro que se está a ler ser notícia de jornal. Hoje mesmo. E isto porque serve de base à encenação de peça apresentada no mais que prestigiado Festival de Avignon. E muita criatividade deve haver no trabalho de Katie Mitchell, a encenadora, quando se está perante uma obra difícil de qualificar quanto ao género, mas que seguramente não é um romance na sua forma clássica. Pelo que já li, há fantasmas mas não personagens. Em locais e épocas as mais variadas.
Gostaria de poder ver. Mas por agora resta-me continuar a leitura do livro, muito agradável. Já cheguei aos arenques e à praia da Scheveningen. Praia da “escrevaninha”, como diziam portugueses ali emigrados, e onde um dia conheci a arte de se comer um arenque: boca aberta em direção ao céu pela qual se fazia descer um arenque cru pegado pelo rabo, depois de passado por cebola. Recusei experimentar, até hoje.

1 comentário:

J. disse...

Li há poucos meses. Foi difícil resignar-me à tradução. Entretanto saiu um outro Sebald há poucos dias e a traduçao vem assinada com o mesmo nome.
Boa leitura e viagem