terça-feira, 2 de abril de 2013

Façam o favor de entrar...

O mercado imobiliário de luxo não está em crise. Nunca o esteve, como nunca estiveram em crise os seus atores. Mas houve que animar tal mercado, com ações promocionais em países desenvolvidos como a Índia e a China, como acaba de ser feito pelo nosso MNE. Ações promocionais do tipo Visto Gold, visto de residência para os estrangeiros que comprem imóveis de valor acima de 500 mil de euros.
Reflexo ou não de tal política, no Algarve vendem-se bem casas de valor entre 10 e 12 milhões de euros, isso mesmo: entre 10 e 12 milhões de euros. E entre os clientes destas casas destacam-se os russos, gente de outro país igualmente desenvolvido e recomendável.
O preço médio das casas na Quinta do Lago e no Vale do Lobo anda pelos 3 milhões de euros.
Só a manutenção destas casas – IMI, eletricidade, água e serviços – fica entre 50 mil e 80 mil euros por ano. Bagatelas.
Com o safanão que os oligarcas russos levaram em Chipre é natural que isto anime ainda mais. Porque o país é doce, o clima agradável e, sobretudo, estou convencido que ninguém se interessa em conhecer a origem do dinheiro que está por detrás disto e quem o movimenta. Em Chipre também foi assim, com os resultados conhecidos.
PS. Valores segundo o PÚBLICO de 01-04-2013

Sem comentários: