terça-feira, 2 de abril de 2013

Leituras em dia: "Os Transparentes" de Ondjaki

Um retrato da Luanda de hoje, com muitas histórias, uma vasta galeria de personagens. Todos os grupos socias. Com gente que tudo tem a par de muitos a quem tudo falta, salvo a afetividade e a solidariedade. Uma cidade complexa, prenhe de encontros e desencontros. Com muitas cores reduzidas ao vermelho, o “vermelho-devagarinho”.
Um livro que se lê com um sorriso, acompanhando as façanhas, manhas e dramas de personagens como JoãoDevagar, CienteDoGrã, DomCristalino, os fiscais DestaVez e DaOutra, o assessor SantosPrancha, a MariaComForça, o cientista DavideAirosa, o Camarada Mudo, o ZéMesmo, o VendedorDeConchas… E entre todos o transparente Odonato. Numa Luanda onde abundam os cartazes da CIPEL, nada mais que a Comissão Instaladora do Petróleo Encontrável em Luanda. Num país onde o camarada engenheiro presidente decide cancelar um eclipse porque, na véspera, tinha falecido a senhora Ideologia.
Ondjaki, nascido em 1977, era, à data de Os Transparentes, um escritor já muito premiado e traduzido. Conheci-o agora num romance longo, mas que se lê de um folego.

Sem comentários: