domingo, 25 de novembro de 2012

O Rapto da Europa - IV

 
O Rapto da Europa por Fernando Botero
 

Teresa de Sousa
“Mas o que queria dizer quando referiu que o debate europeu estava a mudar e que o Governo português devia aproveitar essa mudança?”

Maria João Rodrigues
“Queria dizer que se mantêm ainda as divergências fundamentais sobre como promover o crescimento mas que há pelo menos um debate entre percepções diferentes. O Governo alemão continua defender basicamente a mesma coisa: reformas estruturais, mais redução do défice para repor a confiança. Do ponto de vista dos alemães, estas são as condições básicas para que haja crescimento. Quando Merkel diz que apoia o crescimento, é só isso que ela apoia. Mas há uma outra corrente de pensamento que diz: isto não chega porque faltam as condições de acesso ao crédito e, consequentemente, meios para investir. Se esta questão não for atacada, não é com as políticas de redução do défice e com as reformas estruturais que se volta ao crescimento. Esta é a grande divergência.”
Teresa de Sousa
“Como é que se ultrapassa essa divergência?”

Maria João Rodrigues
Ora bem, é isto que mostra que a Europa não está apenas confrontada com uma escolha entre mais austeridade e mais crescimento. Já estamos para além dessa questão. A questão agora é que a única forma de voltar a combinar crescimento e consolidação orçamental é através desta grande reforma da UEM, sem a qual o acesso ao crédito não é restabelecido e sem a qual não há os meios de investimento de grande vulto. Porque não é só com o Banco Europeu de Investimentos (BEI) que vamos lá. Temos de pôr a banca de novo a emprestar às empresas.”

Maria João Rodrigues, conselheira das instituições europeias, em entrevista ao PÚBLICO / P2, de 18-11-2012.


Sem comentários: