sexta-feira, 24 de maio de 2013

Por onde anda o guito?

Com origem na fraude e evasão fiscais, o que anda por aí – offshores e paraísos fiscais – está estimado em 14 biliões de euros o que se traduzirá numa perda de receitas fiscais na ordem dos 120 mil milhões de euros.
Na UE dedicam-se a esta indústria países como Luxemburgo, Holanda, Chipre, Malta, Irlanda e Letónia, além de territórios ultramarinos ou associados de países ou dependentes de países europeus como Andorra (França), Gibraltar (Reino Unido) e Aruba (Holanda). No caso de Portugal, 19 das 20 empresas do PSI – as maiores – têm 74 sociedades com sedes em países com vantagens fiscais na comparação com Portugal, sobretudo na Holanda, mas também no Luxemburgo e na Irlanda.
O tema, pelo que tem de escandaloso, está permanentemente em agenda nas reuniões do G20 e nas cimeiras dos líderes da EU. Sempre para adiar qualquer decisão na reunião ou encontro seguintes.
E não vale a pena ter ilusões quanto a isto. Os governos e, por eles, os órgão da EU e outros organismos internacionais estão condicionados, senão reféns, dos interesses que se escondem por detrás desde biliões. Os governos, a EU e outros organismos internacionais estão ao serviço desses interesses e são com eles coniventes quando, como alternativa, exploram e roubam sempre os mesmos. Porque apenas os governos, a EU e outros organismos internacionais poderiam pôr termo a isto. A única justificação para não atuarem está no facto de comerem da mesma gamela, de terem direito ao estatuto de nababos, ainda que à conta de meras sobras. Este o preço da sua cobardia.
PS. Dados da ONG Oxfam, citados pelo PÚBLICO de 23-05-2013.

Sem comentários: