terça-feira, 20 de outubro de 2009

Saramago! Afinal havia nexexidade…



A primeira reacção sobre as declarações de Saramago era a que não havia nexexidade. E era o que pensava escrever aqui. Porque eram excessivas e desnecessariamente provocatórias. Mais: poderiam servir para a promoção do seu mais recente livro, e nada mais. E serem tidas apenas nesse sentido.
Mas Saramago teve um mérito. O de fazer saltar das tocas alguns demónios. Como é o caso deste eurodeputado.

Mário David, eurodeputado, vice-presidente do Partido Popular Europeu

Há dias, levou ao Parlamento Europeu o caso da TVI que rotulou de “flagrante violação da liberdade de imprensa”.

E que escreve agora na sua pessoal? Pois nem mais nem menos que isto:

"Saramago: Já Chega!
José Saramago, há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa! Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?
Se a outorga do Prémio Nobel o deslumbrou, não lhe confere a autoridade para vilipendiar povos e confissões religiosas, valores que certamente desconhece mas que definem as pessoas de bom carácter."

Então o que, para o eurodeputado, valia para a TVI e a Madame Moura Guedes não pode valer para Saramago? Liberdade para uns, mordaça para outros?
E têm de ser de natureza religiosa os valores que definem as pessoas de bom carácter? E que bom carácter será esse?

Conhecida a bem mais serena reacção do Vaticano, há que dizer que David é mais papista que o Papa. E mais: que também é caso para se ter vergonha de se ser representado por eurodeputados deste nível.

1 comentário:

Milu - miluzinha.com disse...

Logo às primeiras impressões este senhor comete um pecado ao não acatar um dos mandamentos de Cristo, falando agora no Novo Testamento, mas, enfim, é tudo religião. Pois esse pecado é o pecado da gula, já viram o quão gordo ele tem o papo?