domingo, 13 de setembro de 2009

"Portugal não é uma província de Espanha", afirma quem sabe...

Ex-ministra das Finanças de Durão Barroso aceita convite
Manuela Ferreira Leite na administração do Santander

09.02.2006 - 19h04 PÚBLICO
A ex-ministra das Finanças de Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite, vai fazer parte da administração do banco Santander em Portugal, confirmou a própria ao PÚBLICO.“Aceitei o convite” para integrar a administração do Santander, disse Ferreira Leite, sublinhando que irá ocupar um cargo “não executivo”.O convite foi endereçado à antiga ministra das Finanças “há já alguns dias”.
Não é uma província? Claro que não é. Mas eu gostava de ouvir isto em 2006 e não ontem, no debate com Sócrates.
E, já agora, tratando-se de lugar não executivo - o que vale dizer que não estavam em causa os particulares méritos profissionais, de gestora - que razões levaram o Santander a formalizar o convite que Manuela Ferreira Leite aceitou? Para que quereriam os espanhóis do Santander a ex-ministra na sua administração, se não era para executar?

3 comentários:

Anaquariana disse...

Só podia dar massacre defrontar o Engenheiro. Isto não se faz a uma cinzenta senhora que ainda vive num mundo em que o casamento só serve para a procriação.
Ferreira Leite, ao nada dizer, luta por fundar a verdade no culto da sua imagem.
Verdade, a cada conceito o seu modelito.
E já agora, as razões que levaram o Santander a convidar Ferreira Leite.

A menos de um mês da tomada de posse do novo Executivo liderado por Pedro Santana Lopes, o Ministério das Finanças, liderado por MFL, concedeu o regime de neutralidade fiscal à reestruturação do Grupo Totta, que na época integrava o Banco Totta & Açores, o Crédito Predial Português e... o Banco Santander Portugal! Esta operação terá permitido ao Grupo Totta beneficiar de um benefício fiscal de aproximadamente um milhão de euros!!!!!!!!
Pouco mais de um ano e meio depois, em 9 de Fevereiro de 2006, Manuela Ferreira Leite integrou a administração do Banco Santander em Portugal, assumindo um cargo não executivo mas nem por isso mal remunerado, dado que, durante o ano de 2007, MFL terá auferido perto de 83 mil euros em salários (vê, é para isto que vão as taxas e as despesas de manutenção que pagamos aos bancos). O convite para o cargo foi, obviamente, uma compensação pela decisão do seu Ministério em favor desta instituição de crédito. Um excelente negócio, alguém conceder 83 mil euros por ano a outrém, quando o último acabou de ajudar o primeiro a poupar um milhão de euros!!
É esta a política de verdade desta senhora.

A. Moura Pinto disse...

Bolas...
Eu tinha que admitir que, quando não entra para executar, entra por outras razões. Mas não estava ao corrente deste contexto, Aquariana.E quem havia de dizer, olhando aquela carinha...
E, quanto a caras, dá para recordar aquela mais-valia da família Cavaco, na compra e venda de acções do BPN, apenas possível através de relações privilegiadas, já que o banco não estava cotado em bolsa, sendo as acções cotadas a bel prazer do Oliveira e Costa.

Anaquariana disse...

Comem todos da mesma gamela.

Não sei se sabe mas gamela significa:

Vasilha de madeira em forma de tronco de pirâmide rectangular!...
Rectangular, invertida, em que se dá de comer a porcos e outros animais e serve também para banhos, lavagens, etc. eheheheheh