quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quem manda no Vaticano?

O bispo Richard Williamson tinha sido excomungado. Porque ordenado bispo pelo integrista Marcel Lefèbre, à revelia do Vaticano e do Papa.
Para os integristas a Igreja Católica, com o Concílio Vaticano II, capitulou perante o Iluminismo. Porque assumiu a liberdade religiosa, o diálogo com protestantes e a celebração da missa em línguas nacionais.
Mas este bispo tinha mais no seu cartório: a negação do Holocausto, feita pelo menos três vezes. Para ele, segundo declarações feitas à televisão pública sueca, não terá havido câmaras de gás e, judeus perecidos nos campos de concentração, não seriam mais que 200 a 300 mil, mas nem um só nas câmaras de gás.

Surpreendentemente, Bento XVI decide levantar a excomunhão, dando azo a um coro de protestos, dentro e fora da Igreja Católica. Nomeadamente o de Angela Merkel, alemã, protestante e mesmo filha de pastor luterano que exigiu explicações.
Bento XVI desconhecia a postura negacionista do bispo Williamson. E os seus conselheiros também. Não sabiam? Não viram? Maldito vento!
Agora, para não voltar atrás, quer obrigar o bispo a reconhecer o Holocausto nazi “sem equívoco e publicamente”. Sem reservas mentais, pergunto? Como?
Eu vou continuar aqui sentado, esperando.
Salvo erro, a Igreja Católica ainda recusa a um católico divorciado novo casamento pela Igreja. E mesmo a comunhão.
Mas que comparação pode haver, se um divórcio não consegue causar tantos danos à Igreja como os actos de Williamson?

2 comentários:

Lília Abreu disse...

Bem, chama-se a isto, sentido de oportunidade...
Realmente, com a conjuntura actual, a xenofobia a acentuar-se, os n/emigrantes a terem que regressar, a palestina vs israel, as manifestações agendadas de movimentos radicais, etc...
Pena ñ haver uns campos "terapêuticos" para estas pessoas fazerem um estágio... veio-me à cabeça "a laranja mecânica"...

Anónimo disse...

este papa
esta igreja,
são dois, num só,
DESASTRE!!!

e nem só falo disto...

falo da homofobia
duma igreja incriminada em todo mundo
por casos de pedofilia

neste ultimo caso
há mesmo um bispo em vias de processo de "santificação"

agora desenterraram caso eutanasia em italia!

que se pode esperar desta gente
que tem a santa inquisição
no seu curriculum

crime imenso percursor
de outros não menores
dos nazismo, fascismo e comunismos reais varios...

abraço e haja paciencia
para nos suportarmos todos uns aos outros!!