quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Um exemlo de desonestidade intelectual

Alunos fogem para o privado. Nos últimos 10 anos, foram encerradas 4056 escolas
Os últimos números do Ministério da Educação revelam que em apenas dez anos Portugal perdeu quase 200 mil estudantes pré-universitários e mais de quatro mil escolas. Só no ensino secundário são menos cem mil alunos.
De acordo com a publicação "A Educação em números" do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, de 1997 até 2006 há menos 188.669 estudantes inscritos nos ensinos pré-primário, básico e secundário em Portugal, uma redução de 9,6%. Ou seja, em média, na última década perderam-se quase 20 mil alunos por ano. A diminuição é ainda maior quando olhamos apenas para o ensino público pré-universitário que perdeu 229.310 alunos - menos 13,6%. Em sentido contrário encontra-se o ensino privado que ganhou 40.644 novos estudantes - um aumento de 14,3%.
Contas feitas, o público perde alunos devido à queda da natalidade e à absorção de cerca de 40 mil estudantes pelo privado. O Estado tinha, em 2006, menos 230 mil alunos do que 10 anos antes.
O maior papel dos privados pode ser uma explicação para a redução do número de alunos, mas a maior responsbilidade será a diminuição na taxa de natalidade que tem vindo a cair desde o início da década de 80.
Fonte: JN de 24/12/08
Comentário
A manterem-se as políticas educativas actuais, a sangria de alunos do público para o privado vai intensificar-se. Existe a percepção, na opinião pública, de que as escolas públicas estão uma confusão. Os pais reconhecem cada vez mais os malefícios das pressões politicas e administrativas para a fabricação do sucesso estatístico. Reconhecem, também, a crescente erosão da autoridade dos professores das escolas públicas. Essas são as principais razões por que há cada vez mais famílias a optarem por pagar a educação dos filhos. Em breve, as escolas públicas, sobretudo nas cidades, tornar-se-ão instituições que servem preferencialmente os alunos oriundos dos meios mais desfavorecidos. Os outros fugirão para as escolas privadas sempre que haja alternativas credíveis. Bem pode MLR dizer que a política educativa do Governo é de esquerda. Será...Mas o que ela não pode negar é a evidência das consequências. As escolas públicas estão a ficar cada vez menos inclusivas. Haverá, em breve, dois sistemas: um para os ricos e a classe média alta e outro para os pobres.
O título do JN é "Secundário perde 25% dos alunos em 10 anos". Este blog, também uma referência para o auto-retrato de muitos professores, titula de modo bem diferente. Depois acrescenta-lhe uma nota que é uma perfeita desonestidade intelectual. Quem comenta assim, como pode avaliar o comentário que, sobre um texto, peça a um aluno?

Sem comentários: